quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dinâmica: Memorizar Nomes (Apresentação)

·        Olá Super!!!!
       
     
     Alguém tem  passou por uma situação de lembrar do rosto da pessoa e não do nome? Nossa é bem complicado... para que isso não aconteça apresentamos essa dinâmica para ser trabalhada na equipe e todos se desenvolverem super na relação com o próximo! Aproveitem o máximo!!!!
·          
·  OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.
    Quantidade de participantes: acima de 15 pessoas
    Materiais: não há necessidade
    Ambiente: todos em circulo
    Tempo: 20 min          
·  PROCEDIMENTOS: que todos estejam em círculo.  Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. Por exemplo: Ricardo risonho.
·         O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ....

·         Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..

    Reflexão: Quando ligamos uma característica à pessoa não esquecemos dela.

Por que trabalhar com dinâmicas de grupo?

Olá super!!!

Vamos entender uma pouco mais os benefícios da Dinâmicas de grupo, quando desenvolvidas com foco e conhecimento.

As dinâmicas possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas gestam um aprendizado pessoal e grupal libertador, possibilitando,dentre outras coisas:
o        Autoconhecimento com ser único e social;
o        Exercício de escuta e acolhida do outro como ser diferente;
o        Experiência de abertura ao outro e participação grupal;
o        Percepção do todo e das partes, tanto da vida como da realidade que nos cerca;
o        Desenvolvimento da consciência crítica;
o        Confronto e avaliação da vida e da prática;
o        Tomada de decisão de modo consciente e crítico;
o        Sistematização de conteúdos, sentimentos e  experiências;
o        Construção coletiva do saber.

Para quem vai orientar a dinâmica
É fundamental:
·                     Conhecer todos os passos da dinâmica para aplicá-la com segurança;
·                     Ter clareza de aonde se quer chegar, qual o objetivo e a função da dinâmica dentro do processo a ser desenvolvido, entendendo-a como um instrumento;
·                     Possibilitar um clima de espontaneidade em que os participantes sintam-se livres e à vontade  para participar da experiência feita;
·                     Perceber o nível de relações e entendimento do grupo, pois nem toda dinâmica se adapta bem a qualquer grupo. Ela pode ser um instrumento enriquecedor se for bem utilizada e se o grupo estiver em condições de vivenciá-la;
·                     Observar as expressões corporais, sobretudo as expressões faciais dos participantes no decorrer da dinâmica, para valorizar os sentimentos e reações de cada um;
·                     Qualquer que seja o resultado alcançado com uma dinâmica, ele é o objeto da reflexão e da aprendizagem, pois dinâmica não tem resultado errado;

·                     As dinâmicas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e o tamanho do grupo. E não se esqueça de que a preparação da dinâmica já é uma dinâmica a ser refletida e avaliada

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dinâmica "Carta a si próprio"

Olá Super!!!!

Quem já teve oportunidade de escrever uma carta sabe como é muito gratificante! principalmente em tempos de tecnologia em que mensagens virtuais são muito mais realizadas... nossa dinâmica vem possibilitar a retomar essa pratica de escrever uma carta com toda a atenção necessária para algum muito especial: Você! 



Objetivo: Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica.
Quantidade de participantes: Indefinido
Material: Envelope, sulfite, caneta.
Ambiente: Todos sentados em circulo, musica de fundo
Tempo minimo: 20 min
Procedimento: Cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento,
o que espera do evento (curso, seminário, reunião, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou pessoalmente).

Reflexão: Nos comprometemos com alguns objetivos pessoais ou profissionais e com o passar dos dias em meio a tantos outras coisas a ser feitas acabamos por esquecer e deixamos de lado de propósitos que nos levaria a um crescimento e bons resultados.

Dinâmica "Sonhos"

Olá Super!!!!

"Nunca desista dos seus sonhos" neste livro o autor Augusto Cury, nos apresenta a importância de nossos sonhos em nos conduzir a superação e realização, então venha refletir: Qual o seu maior sonho?

Objetivo: Aprender a importância do meus sonhos a respeitar o sonhos dos outros
Quantidade de participantes: Indefinido
Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.
Ambiente: todos em circulo e musica agitada
Tempo minimo: 20 min

Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruíram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um busque defender e conquistar e ele se realizará!

Reflexão: Quando colocamos toda nossa energia e atenção em realizar os nossos sonhos, queremos que os outros também conquistem os seus.

Dinâmica " Tiro o chapéu Para..."

Olá Super!!!!

Sabe aquela pessoa que você admira muito? hoje a nossa dinâmica nos propõe uma reflexão sobre a admiração que devemos ter pelas pessoas que nos inspiram valores e boas posturas, e principalmente a admiração por nós mesmos.   

Objetivo: Estimular a autoestima.
Quantidade de pessoas: Indefinido
Materiais: um chapéu e um espelho
Ambiente: todos em circulo, o espelho deve estar colado no fundo do chapéu e reservado.
Tempo minimo: 20 min
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. 

Reflexão: Muitas vezes admiramos, parabenizamos, priorizamos as outras pessoas e esquecemos que nós somos muito mais importantes, precisamos e merecemos valorização também.

sábado, 10 de outubro de 2015

Dinâmica: Faça você mesmo...

Olá Super!!!

Sabe aquele ditado que diz: " fazer o bem sem olhar a quem..." é muito importante nas relações, pois gera uma corrente do bem, essa dinâmica nos leva a refletir se o que desejamos para o nosso próximo é sempre positivo?

 Objetivo: Refletir sobre o que desejamos para o nosso próximo, se são coisas boas, positivas, que gere satisfação, e um bom clima organizacional.
Quantidade de participantes: 06 ou mais participantes
Materiais necessários: não precisa
Ambiente: espaço para todos ficarem em circulo
Tempo: 20 min 

Desenvolvimento: o facilitador vai orientar as pessoas a dizer uma tarefa para que o colega do seu lado direito execute. Quando todos tiverem escolhido a tarefa, o facilitador dará um novo comando: Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".

Reflexão: Coisas boas acontecem quando desejamos o bem, sempre olhar quem esta ao nosso lado como alguém que precisaremos, por isso temos que ser gentil, agradável, solicito. 

Dinâmica: "Você para mim é..."

Olá Super!!!

Nossa dinâmica nos leva a uma reflexão sobre a imagem que os outros possuem de nós, tanto nossas qualidades, como pontos a melhorar, que aproveitemos o máximo para nosso desenvolvimento profissional e crescimento pessoal.



Objetivo: Integrar o grupo para mostrar qualidades e pontos a melhorar, garantindo a socialização, respeito e ética na equipe.
Quantidade: indefinido
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Ambiente: espaço que dê para os participantes circularem e musica animada.
Tempo: 20 min


Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Reflexão: Todos gostamos de ouvir elogios, mais precisamos estar abertos a ouvir sugestões de melhoria, para o nosso crescimento como pessoa e também profissional.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dinâmica: O Desafio

Olá Super!

Nossa dinâmica vem com a intenção de incentivar todos a lutarem por seus objetivos enfrentando com coragem os desafios e alcançando como resultado a vitoria! 
Objetivo: Auto analise sobre o medo de correr risco, realizar mudanças, o reflexo e o desejo de passar adiante a caixa, mais que devemos enfrentar dos desafios da vida com coragem e determinação, pois por mais difícil que seja podemos supera-los.
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Quantidade de participantes: 04 a 10 pessoas
Ambiente: som com musica agitada e todos em circulo Tempo minimo: 20 min 


Procedimento: Orientar os participantes de que dentro da caixa existe uma ordem a ser cumprida por quem ficar com ela na hora em que a musica parar! A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música, colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo a caixa, e em algum tempo para a musica daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? (quem esta com a caixa vai optar entre ficar com a caixa e abrir ou passar adiante),  inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? E nesta última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.

Essa dinâmica pode ser realizada em equipes diante de uma situação que exija mudança: nova meta, planejamento de ações ou eventos, mudança de função... enfim, ou simplesmente para impulsionar os participantes a repensar suas atitudes diante do novo! Espero que aproveite bastante! pratique e que colha super resultados!!!! Até o próximo post! 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Super Dinâmica


O que é Dinâmica?

Ouvimos falar bastante e praticamos em nosso meio "dinâmicas de grupo", mais pouco conhecemos a importância para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional, espiritual.
Pois bem, dinâmica é uma ferramenta com varias tecnicas que são realizadas em grupo, ou seja duas ou mais pessoas, com o objetivo de influenciar a reflexão e mudança de comportamento e relação uma com as outras, para o alcance da performance como resultado. Muito utilizado em entrevista de emprego, treinamento de equipes, encontros de grupos e movimentos em geral, por que as pessoas são boas em dinâmicas, elas ficam mais espontâneas e acabam se envolvendo mais nos processos a serem realizados. 
É uma ferramenta muito valorizada por levar o participante a ampliar conhecimento, melhorar comportamentos, praticar novos processos de maneira mais assertiva;

A estrutura da dinâmica é formada basicamente de:

  • Objetivo: tem que estar bem claro para quem vai conduzi-la;
  • Quantidade de participantes: para ter noção de material e tempo de duração
  • Materiais: conforme necessidade para aplicar-la (papel, caneta, som...);
  • Ambiente: organizado de acordo com o objetivo, para as pessoas entrarem no clima;
  • Tempo: inicio, duração e finalização;
  • Etapas: passo a passo do desenvolvimento da dinâmica;
  • Reflexão: momento de partilha dos participantes sobre as vivencias: aprendizado, sentimentos, atitudes...


As dinâmicas possuem tecnicas que podem ser utilizada para:
  • Animação: foca no relaxamento, dar novo estimulo para retornar as atividades;
  • Capacitação: possibilita a autoavaliação, aperfeiçoamento de habilidades
  •  Apresentação: possibilita o autoconhecimento e  conhecimento do outro;
  • Quebrar -gelo: tirar tensões e seriedade do grupo, aproximando as pessoas de forma descontraída;
  • Integração: surge aproximação e interpelam as pessoas a buscar se relacionar com o outro de forma acolhedora e respeitosa; 
  • Litúrgicas: vivencia espiritual e mistica, encontro com valores humanos; 
Pronto! acredito que ampliamos mais ainda o nosso conhecimento e valorização pelas dinâmicas como uma excelente ferramenta de crescimento do potencial humano!

No próximo post inciaremos a apresentar dinâmicas de cada tecnica, para ser realizada por você tenho certeza que o resultado será excelente!!!!